segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Suicide Room


     Suicide room ou sala sala samobójców, começa com uma família a assistir á opera, com uma interpretação meio, deprimente por assim dizer. De certa forma, ajuda-nos a ter uma vaga ideia do que poderá ser o filme.

     Este filme apresenta-nos uma família com muitas posses, e dinheiro não parece ser um problema.
     Aparentemente, o único tempo que esta família tem para "conviver", é quando vão assistir à opera.
     Dominik, filho único de Beata e de Aleksander sempre teve tudo o que pôde desejar.
     Num dia de escola, o rapaz estava a assistir a um vídeo de automutilação, que acabou por assistir por completo em casa. Ao comentar o mesmo, dominik foi adicionado a um grupo de conversa tipo bate-papo.
     Na festa de formatura do seu colégio/escola, foi desafiado a beijar um rapaz da sua turma.
Dominik sem quaisquer problemas, aceitou o desafio. O que não sabia era que os "seus amigos" estavam a gravar. Ao deparar-se com o vídeo nas redes sociais, e ao ver os cometários nada amigáveis, este adolescente ficou completamente exaltado! E com razão! Afinal, todos os que ele considerava amigos, estavam a gozar e a fazer poupo dele.
     Claro que um tinha que acontecer algo mais a este pobre rapaz. Um mal nunca vem só. Dominik treinava judo juntamente com alguns dos "seus amigos". Estava a treinar com Alex, o rapaz com quem fez o desafio do beijo. No decorrer do treino, Alex fica em cima de dominik a tocar nas partes intimas do mesmo. Dominik, confuso em relação á sua orientação sexual, teve uma ejaculação mesmo á frente de todos e durante o treino. Uma vez mais, o pobre coitado foi vitima de bullying pelo sucedido.
     Dominik começa a pensar que é realmente gay e com o constante bullying que sofria, acaba por isolar-se no quarto e integrar-se com os outros adolescente que estavam no tal bate-papo. Ao integrar-se no grupo, o adolescente conhece Sylwia "a rainha". Ao criar laços com a mesma, Dominik começa a faltar à escola e a tranca-se por 10 dias no quarto. Após 10 dias consecutivos sem sair do quarto e sem comer, a policia entrou á bruta no seu quarto. Assim que entraram depararam-se com dominik a auto mutilar-se, com os pulsos abertos e cobertos de sangue. O adolescente foi levado de imediato para o hospital, onde esteve sob vigilância por 3 dias.
     Os pais sem saberem o que fazer, e na esperança que o seu filho conseguisse ir ao exame final, contrataram um psicólogo. O psicólogo, como bom profissional que era não, receitou nenhum medicamento sem antes trabalhar com o paciente. Beata e Aleksander, fartos dos métodos e da demora do psicólogo, decidiram contratar uma outra psicóloga. Desta vez, esta foi paga com muito dinheiro para receitar medicamentos para Dominik.
     Dominik super influenciado por Sylwia, fez com que a doutora receitasse exatamente os comprimidos que Sylwia queria, pois a sua intenção seria tomar um monte de comprimidos com álcool. Desta forma, suicidar-se-ia.
     Aleksander, pai do adolescente, desligou o router, desta forma desligando a internet. E visto que Dominik estáva viciado naquele grupo (bate-papo), faria com que ele saísse do quarto. Foi exatamente o que aconteceu! Dominik, exaltado e irritado saiu do quarto aos berros. Foi nesse momento que os seus pais conseguiram falar com ele. Ao falarem com o seu filho, o mesmo explica a importância, daquele bate-papo e das pessoas.
     Este adolescente tentou fazer com que seu pai ligue novamente a internet, e visto que não teve sucesso, durante a noite, quando já todos estavam a dormir dominik pegou nos comprimidos e foi ter ao bar onde sylwia disse para ele ir ter. Ao chegar ao bar, domink começou a beber, e na mesma noite, dominik tomou demasiados comprimidos juntamente com álcool. Foi desta forma, que se deu a tragédia do filme.
     Quando todos pensavam que seria Silwia a suicidar-se, no fim deparamo-nos com a morte do adolescente.
No fim do filme, a mãe do falecido adolescente entra no seu computador e informa a sua "família virtual" do ocorrido. Sylwia ao descobrir, saiu do seu quarto , do qual não saia à 3 anos, e correu para fora de casa a chorar.

Opinião
     Por muito que este filme critique a homossexualidade, eu não acredito que tenha sido o grande objetivo, e sim criticar os problemas que o bullying traz, a falta da presença parental, mentalidades retrogradas (por parte dos pais, ao não aceitarem a possível homossexualidade e o problema do filho), o facto de os pais não ligarem aos problemas dos filhos (como podemos ver o exemplo de sylwia estar fechada à 3 anos no quarto e os familiares dela não fazerem nada para a poder ajudar, até porque quando, finalmente, saiu do quarto ninguém foi capaz de ir ter com ela). Este filme foi bem esclarecedor no sentido, uma pessoa com este tipo de problema pode ser manipulada. Sylwia realmente não gostava de dominik como ele gostava dela. Sylwia estava a usar o adolescente desde o inicio para obter os comprimidos, (podemos observar isso quando ela fica completamente irritada quando ele se recusa a fazê-lo, e ameaça-o quando diz que ela jamais voltará a falar com ele se ele não arrajar os comprimidos).
     O autor deste filme ao pôr partes animadas em forma de jogo, penso que seja uma metáfora e de certa maneira para entendermos melhor como é que a personagem principal se sentia ao falar com o grupo de amigos virtuais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário