sábado, 30 de setembro de 2017

O filme "Capitão Fantástico"

O filme que vos vou falar chama-se “Capitão Fantástico” e foi produzido por Matt Ross em 2016.
Podemos começar por dizer que este filme, relata a história de uma família peculiar. Ben e a sua mulher Leslie, decidem criar os seus seis filhos de uma maneira muito própria numa floresta, criando hábitos de vivência que já não estão presentes na sociedade de hoje em dia.
Os jovens nunca frequentaram uma escola tradicional, em vez disso, Ben criou-os com uma educação rigorosa a nível físico e intelectual. O objetivo de Ben era preparar os seus filhos para o futuro, ensinando-os a caçar, pois era assim que arranjavam o seu alimento, a serem atletas de verdade, uma vez que tinham treinos rigorosos diariamente com o objetivo de melhorarem a sua forma física, a serem críticos e a pensar por si próprios.
Leslie tinha um transtorno bipolar e depois de passar vários meses num hospital, comete suicídio. A sua família vê-se obrigada a regressar à cidade para comparecer ao funeral. Ao chegarem a casa dos familiares, deparam-se com a diferença de interesses relativamente à vida política, social e cultural do país.
Os jovens, ao se depararem com aquele estilo de vida, começam a questionar os métodos de educação a que foram submetidos ao longo dos anos, ao mesmo tempo que os avós pretendem ficar com a sua custódia, uma vez que não concordam com a educação que estes têm recebido, defendendo, entre outras coisas, que deveriam frequentar uma escola regular.
A maneira de viver na cidade vai contra os princípios desta família, porém Ben, apercebe-se que está a privar os seus filhos de muitas coisas, pois apesar de tudo o que lhes tem vindo a ensinar, já não é o tipo de coisas que estão presentes no nosso quotidiano, uma vez que as crianças de hoje em dia são mais materialistas, antissociais e com uma cultura escassa, pois a única coisa que lhes preocupa é passarem o nível do novo jogo na playstation.
O funeral de Leslie foi um momento muito sentimental, uma vez que mostrou a posição que esta família tem perante a morte e os funerais, pois decidiram celebrar a vida da sua mãe todos juntos a cantar.
Depois de algum tempo Ben e os seus filhos, mudam-se para uma casa humilde, mudando os seus hábitos, já à muito adquiridos. As crianças começam a frequentar uma escola local e o seu filho mais velho, vai para a universidade.
É um excelente filme para vermos o mundo que nos rodeia de outra perspetiva. Faz-nos refletir perante determinadas atitudes que os jovens têm, pois não se preocupam com as coisas que os rodeiam, só se preocupam com terem roupas novas e as tecnologias de última gama, para mostrarem que são “melhores” que os outros.

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Apresentação da aluna Beatriz

Olá queridos, chamo-me Beatriz e tenho 17 anos. Nasci dia 6 de Abril na Clínica de São Gabriel, em São Jorge de Arroios.
Frequento a escola Secundária de São João da Talha há cinco anos, sendo este o sexto. Estou no curso de Ciências Socioeconómicas e, no futuro, pretendo seguir Finanças Empresariais.
Tenho 2 irmãs, uma com 19 anos e outra com 12.
Sou perfecionista, simpática, muito amiga e, por vezes, um pouco refilona!
Fui escuteira durante 11 anos e pratico voleibol no desporto escolar.
Beijinhos!




Apresentação

Olá a todos !!
Sou a Inês Soeiro, tenho 17 anos e sou aluna do curso de Ciências Socioeconómicas. Faço parte do núcleo de voleibol da escola, onde para além de praticarmos um excelente desporto, é sempre muito divertido. Recomendo vivamente! 
Sempre pratiquei muito desporto e adoro fazer exercício físico e para além disso, sou adepta de levar um estilo de vida saudável. Sou amigável e estou sempre pronta para ajudar quem precisar. Gosto de aprender coisas novas e também de estudar desde que sejam áreas ou matérias que sejam do meu interesse.
Ainda não tenho a certeza do que vou seguir no futuro, por isso, tenho várias ideias em mente. Contudo, quero ir para a faculdade.

 

Hello everyone !!
I'm Inês Soeiro, I'm 17 years old and I am a student of the Socioeconomic Sciences. I belong to the volleyball team of the school, where besides practicing an excellent sport, we always have a lot of fun training. Highly recommend!
I've always played a lot of sports and I love doing exercise and besides that, I deffend that we all should have a healthy lifestyle. I am very friendly and I'm always ready to help those in need. I like to learn new things and to study mainly areas or subjects that interests me.
I'm not sure what I want to follow in the future, so I have several ideas in mind. However, I want to go to the university.

Apresentação do Ponte

Olá, para quem não me conhece (que é o mais provável) o meu nome é Miguel Spranger Ponte, tenho 17 anos, estou no curso de ciências socioeconomicas nasci em Portugal, maternidade Alfredo da Costa, vivo na Bobadela, jogo futebol no Sport clube Sanjoanense (ao contrário do que demonstra a foto)  o ano passado fui a Londres, viagem que eu gostei muito e adoraria repetir, tenho a vontade de visitar outos lugares como Berlim ou Amesterdão.


Foto de Miguel Ponte.


Hi, for those of you who don't know me (which is more likely do happen) my name is Miguel Spranger Ponte, i'm 17 years old, i'm in the social-economics class, i was born in Portugal, on the Alfredo da costa Maternity hospital, I live in Bobadela and  play football for Sport Clube Sanjoanense, last year I went to London, a trip which enjoyed very much making and I wold love to repeat, I also have the desire to visit other placess like Berlin or Amsterdan.

Apresentação

Olá!!
O meu nome é Marco Bispo, tenho 17 anos e sou do curso de ciências socioeconómicos. Apesar de estar neste curso, o que pretendo fazer da vida não tem nada a ver com esta área.
Para já, a minha ideia é frequentar o ISCPSI (Instituto de Ciências Policiais e Segurança Interna) ou tirar um curso de nutrição e de PT (professional training). Também ponderei ser rico! Aliás, tenho tudo para ser rico! Só me falta mesmo o universo dar me uma oportunidade.
Gosto de permanecer saudável! Gosto de fazer workout e se tiver companhia ainda melhor!





HEYOOO!!
I'm Marco Bispo, i'm 7teen and i study economics. I am thinking about go to the ISCPSI or study nutricion on the college and be a professional training as well. Sometimes i think about being rich! I have everything to be rich! I'm just waiting the universe give me an oportunity.
I really like being fit or being healthy!! I enjoy do workout with some company!

Apresentação de mais uma Maria no Mundo

Olá, sou A Maria Rita e tenho 17 anos. 
Nasci no dia 1 de Agosto de 2000, na MAC ( Maternidade Alfredo da Costa).
Tenho um irmão chamado Salvador que tem 5 anos e é a pessoa mais importante na minha vida. 
A minha mãe chama-se Carla e o meu pai chama-se Miguel e são os pais mais presentes e maravilhosos do Mundo.
Frequento o curso ciências socioeconómicas e o meu sonho é criar uma organização financeira que ajude pessoas com qualquer tipo de deficiência.
Sou escuteira no agrupamento 895 São João da Talha e pertenço á 3ª secção ( pioneiros).
Gosto muito de viajar e o meu hobbies favoritos é ler.
Espero acabar este ano letivo da melhor maneira e entrar no ensino superior
Foto de Carla Rainha Balasteiro.

Hi, I'm the Maria Rita and I'm 17 years old. I was born on August 1, 2000, at the MAC (Alfredo da Costa Maternity). I have a brother named Salvador who is 5 years old and the most important person in my life. My mother's name is Carla and my father is Miguel and they are the most beautiful and wonderful parents in the world. I attend the socioeconomic sciences course and my dream is to create a financial organization that helps people with any type of disability. I am a scout in the group 895 São João da Talha and I belong to the 3rd section (pioneers). I really like to travel and my favorite hobbies are reading.
I hope this year i can manage to get in college.

Apresentação do aluno João Chainho

Olá, meus caros colegas! Como vocês sabem o meu nome é João Chainho mas toda a gente me trata por Chainho, sou o mais novo da turma, tenho apenas 16 anos e só faço 17 no penúltimo dia do ano.
Sou aluno do curso de ciências socioeconómicas e já ando nesta escola desde o 7ªano.
Gosto bastante de animais, praticar desporto em especifico voleibol e quando acabar o 12º ano vou me candidatar à escola naval.


Hello, my dear colleagues! As you know my name is João Chainho but everyone calls me Chainho, I'm the youngest in the class, I'm only 16 years old and I only do 17 on the penultimate day of the year.
I am a student of the socioeconomic sciences course and have been at this school since the 7th grade.
I like animals a lot, I enjoy practice volleyball, and when I finish the 12th grade, I will apply to the naval school.

Projeto SNIDeR - ERASMUS+

Projeto "SNIDeR" - Special Needs, Use ICT, Drop Papers, de 2017 a 2020 na Ação-chave "Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas" com os países:

 Bulgária, Croácia, Polónia, e Roménia

tradução livre :  Utiliza as novas tecnologias na educação especial /diferenciada , usando menos papel

A fazer: ( to do) 


Para divulgar/disseminar o projeto no agrupamento e na comunidade precisamos de criar em português:

Folheto

Poster

Pequeno video 

Logotipo do projeto

Resultado de imagem para Special Needs, Use ICT, Drop Papers,

Apresentação



Olá, chamo-me Tânia Teixeira, nasci em Lisboa, estou quase a fazer os 18 anos (foi a idade que eu sempre esperei por ter!!) e estou no curso de Ciências Socioeconómicas depois de ter feito o 10º em Ciências e Tecnologia e ter percebido que não era bem aquilo que eu gostava.
Pratico desporto desde os 2 anos, já fiz natação, ballet, taekwondo, basket e por agora não pratico nada mas a paixão pelo basket ainda cá está!!
Tenho uma irmã com 6 anos que para mim é tudo, é como se fosse um "mini eu", gosto de a acompanhar a nível escolar, gosto de pegar nela e irmos passear só as duas... depois de um dia mau ela está lá para o melhorar!!!
Por fim posso dizer que gosto de desporto, crianças, passear, ouvir música, ir ao cinema, pessoas com bom sentido de humor e dos meus amigos todos reunidos!
Beijinhos, até à próxima!!

Foto de Tânia Teixeira.

Apresentação



Olá meus putos, o meu nome é Carolina Gonçalves tenho 18 anos e um irmão gémeo bue giro (se quiserem conhecer digam :) ). Frequento o curso de ciências sócio económicas mas em relação ao meu futuro ainda está por definir.
Gosto de ouvir música, dormir, comer, passear, comer fora, ir ao cinema e fazer desporto!
Identifico-me com gente humilde, divertida e que se preocupem com os outros.
Beijinhos, portem-se bem e estudem muito...



Resultado de imagem para BIG MAC

lições 9 e 10 - ( 9 and 10 sessions) - 29-09-2017

 Resultado de imagem para learn how to use  blog funny


Sumário / Summary -Aprender a usar o 
 blog da turma 
-learn how to use the class blog

Apresentação Fantástica

Olá, sou o João Gomes, tenho 17 anos (quase 18 :pp) e frequento o curso de Ciências Socioeconómicas na maravilhosa escola Secundária de S. João da Talha.
Nesta escola sou também o representante dos alunos no Conselho Geral, por isso qualquer coisa já sabem ;)
Nasci em Fevereiro de 2000, em Sintra, local que adoro.
Sou simpático, interessante e gosto muito de não fazer nada. Sou um apaixonado por História e antiguidades.
No futuro quero seguir Gestão e ter muito sucesso.
Beijinhos e abraços 



Apresentação do Gordão

Ola sou o Telmo Gonçalo, tenho 18 anos e estou na curso de socioeconómicas. Nasci em Portugal e, neste momento ainda só visitei a Suiça quando tinha cerca de 6 anos. Vivo em São João da Talha e houve uns tempo em que vivi na Povoa da Santa Iria. No futuro pretendo ir para academia militar, servir a força aérea ou fazer carreira na polícia.Tenho dois irmão mais novos que eu, uma com 5 e um com 4 e posso dizer que são os amores da minha vida! AH e ADORO COMER !!!!!!!!!!!!!!!!!!!







Hello I'm Telmo Gonçalo, I'm 18 years old and I'm in the socioeconomic course. I was born in Portugal and at the moment until I only visit Switzerland when about 6 years. I live in São João da Talha and there was a time in I life in Povoa da Santa Iria. In the future I intend to go to the military academy, serve an air force or make a career in the police. I have two younger brothers, one with 5 and one with 4 and I can say that they are the loves of my life! AH and I LOVE TO EAT!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

lições 7 e 8 ( 7 and 8 sessions) 27-09-2017

Sumário /summary : As ciências naturais verso ciências sociais. A sociologia como ciência.Resultado de imagem para sociology and social sciences


 - The natural sciences versus social sciences. Sociology as a  science.


apresentação da professora de sociologia

olá, sou Leonor Alves, professora de sociologia.

Resultado de imagem para sociology teacher

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

" Capitão Fantástico"

   “Capitão Fantástico” é um filme dirigido por Matt Ross e realizado em 2016.

   Apresenta-nos uma família invulgar, constituída por 6 filhos e o pai, que mora no meio de uma floresta nos Estados Unidos da América. Começa com uma cena de caça, algo bastante raro na indústria do cinema, que mais tarde percebemos ser um rito de iniciação  e a partir daí conhecemos os seus costumes. Esta família caça, faz exercício físico, cultiva, não tem acesso a qualquer tipo de tecnologias e não anda na escola, sendo o pai o professor e líder desta família.


   A mãe, que se encontra num hospital, suicida-se, o que leva a que o pai vá com as crianças ao funeral e seja o inicio de uma grande aventura. Durante o caminho esta família vai pela primeira vez experimentar comer num restaurante, entrar num supermercado e jogar numa playstation, algo banal na nossa sociedade. Quando chegam ao funeral, reparam que nenhum dos desejos da mãe se concretiza devido ao avós serem diferentes deles e não acreditarem nas mesmas crenças, gerando uma grande discussão entre o avô e o pai, que ter tirar as crianças à força dele devido a achar que o modo de ensino delas não as prepara para a sociedade.


   No final, o pai aceita que as crianças têm de mudar um pouco a vida que levam e a família reúne-se para tirar o corpo da mãe cemitério realizando os seus desejos: ser cremada e lançada num local público.A forma como pai e filhos encaram a morte é de uma leveza e beleza única, verificando-se na cremação a transição da vida para a morte com cânticos, celebrando a vida e não a morte da pessoa em questão.


   Este filme é mais que um filme mas sim uma lição de vida e pode ser usado como um instrumento para “abrir os olhos” a esta sociedade consumista e para alertar a nossa geração que há muito mais para descobrir do que o que aparece num ecrã. A meu ver, a forma como as personagens encaram a religião tem dois pólos, o positivo e o negativo. Por um lado vêm como motivo de troça , mas por outro como algo acima das leis , o que leva a uma critica social devido a mostrar a falta de respeito da nossa sociedade perante este assunto. Seja qual for a religião merece ser respeitada por todos.


   Concluo que a definição de um bom filme difere de pessoa para pessoa mas sabemos que vimos um bom filme quando nos conectamos a ele ou, por outras palavras, toca-nos no coração e mexe na consciência e este, na minha opinião, é um bom filme e merece a nossa atenção.



Resultado de imagem para captain fantastic

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Trabalho sobre o filme "Capitão Fantástico"

             

               O filme apresentado chama-se “Capitão Fantástico”, foi produzido em 2016 e é de Matt Ross.

            O início do filme representa um ritual de passagem que actualmente é uma coisa rara de se ver na nossa sociedade, logo aqui percebemos que o filme vai nos apresentar coisas que não estamos acostumados na nossa sociedade.

            Com o avançar da obra vamos percebendo que a família protagonista do filme tem um modo de viver diferente do nosso, do nosso quotidiano, modo esse que já deixamos para trás há alguns anos. Esta família produz e caça o seu alimento, vende o seu artesanato para ganhar algum dinheiro de modo a poder adquirir aquilo que não consegue produzir, não tem uma casa na cidade mas sim uma tenda na floresta e as crianças apesar de não irem à escola sabem desde matemática a politica e filosofia.

            Esta família tem este modo de vida pois a sociedade actual vai contra os seus ideais, a sociedade actual caracteriza-se por ser materialista e capitalista, querendo sempre mais do que aquilo que precisa enquanto esta família acredita que só devemos ter o essencial à nossa sobrevivência. Um exemplo disto é o facto de por exemplo não comemorarem o natal mas comemorarem o dia de Noam Chomsky.

            Outra diferença nesta família é a maneira como veem a morte, não veem como um acontecimento triste mas sim como algo bom, o ciclo da vida, celebrando-o como aconteceu quando a mãe das crianças faleceu.

            Apesar de toda esta maneira de pensar e de todos os conhecimentos transmitidos às crianças o pai destas começa a perceber o fosso que está a criar entre elas e a sociedade e aos poucos acaba por aceitar que não consegue ir contra o regime, tendo de aceitar a sociedade do séc. XXI.

            É um filme interessante não só porque nos lembra que ainda existem minorias que continuam a viver segundo as suas crenças, sem valorizar os bens materiais e que mesmo assim são felizes, mas também porque nos mostra o outro lado, o ponto de vista das pessoas que não estão a favor do regime nem veem os nossos modelos vida com bons olhos. Muitas vezes queremos mais e melhor não porque precisamos mas sim porque queremos mostrar aos outros que temos e de vez enquanto faz nos bem reflectir sobre essa atitude e este filme consegue fazê-lo.


domingo, 24 de setembro de 2017

Programa de sociologia






EMA I – O QUE É A SOCIOLOGIA?

1. Sociologia e conhecimento da realidade social (9 tempos)
1.1. Ciências Sociais e Sociologia
1.2. Génese e objecto da Sociologia
1.3. Produção do conhecimento científico em Sociologia 

2. Metodologia da investigação sociológica (11 tempos)
2.1. Estratégias de investigação
2.2. Etapas de investigação
2.3. Modos de produção da informação em Sociologia (técnicas)
2.4. Novos campos de investigação


TEMA II – SOCIEDADE E INDIVÍDUO

3. Socialização e cultura (9 tempos)
3.1. Socialização - características, mecanismos e agentes
3.2. Cultura – diversidade cultural, padrões de cultura e etnocentrismo cultural
3.3. Representações sociais

4. Interacção social e papéis sociais (5 tempos)
4.1. Interacção social
4.2. Grupos sociais
4.3. Papel e estatuto social

5. Instituições sociais e processos sociais (9 tempos)
5.1. Ordem social e controlo social
5.2. Instituições sociais
5.3. Reprodução e mudança social


TEMA III – PROCESSOS DE REPRODUÇÃO E MUDANÇA NAS SOCIEDADES ACTUAIS

6. Globalização (9 tempos)
6.1. Fenómeno da globalização
6.2. Consumo e estilos de vida
6.3. Ambiente – riscos e incertezas

7. Família e escola (9 tempos)
7.1. Família
7.2. Escola

8. Desigualdades e identidades sociais (20 tempos)
8.1. Classes sociais, mobilidade social e movimentos sociais
8.2. Migrações, identidades culturais e etnicidade
8.3. Género e identidades sociais
8.4. Pobreza e exclusão social





fonte : Sociologia em ação