quinta-feira, 28 de setembro de 2017

" Capitão Fantástico"

   “Capitão Fantástico” é um filme dirigido por Matt Ross e realizado em 2016.

   Apresenta-nos uma família invulgar, constituída por 6 filhos e o pai, que mora no meio de uma floresta nos Estados Unidos da América. Começa com uma cena de caça, algo bastante raro na indústria do cinema, que mais tarde percebemos ser um rito de iniciação  e a partir daí conhecemos os seus costumes. Esta família caça, faz exercício físico, cultiva, não tem acesso a qualquer tipo de tecnologias e não anda na escola, sendo o pai o professor e líder desta família.


   A mãe, que se encontra num hospital, suicida-se, o que leva a que o pai vá com as crianças ao funeral e seja o inicio de uma grande aventura. Durante o caminho esta família vai pela primeira vez experimentar comer num restaurante, entrar num supermercado e jogar numa playstation, algo banal na nossa sociedade. Quando chegam ao funeral, reparam que nenhum dos desejos da mãe se concretiza devido ao avós serem diferentes deles e não acreditarem nas mesmas crenças, gerando uma grande discussão entre o avô e o pai, que ter tirar as crianças à força dele devido a achar que o modo de ensino delas não as prepara para a sociedade.


   No final, o pai aceita que as crianças têm de mudar um pouco a vida que levam e a família reúne-se para tirar o corpo da mãe cemitério realizando os seus desejos: ser cremada e lançada num local público.A forma como pai e filhos encaram a morte é de uma leveza e beleza única, verificando-se na cremação a transição da vida para a morte com cânticos, celebrando a vida e não a morte da pessoa em questão.


   Este filme é mais que um filme mas sim uma lição de vida e pode ser usado como um instrumento para “abrir os olhos” a esta sociedade consumista e para alertar a nossa geração que há muito mais para descobrir do que o que aparece num ecrã. A meu ver, a forma como as personagens encaram a religião tem dois pólos, o positivo e o negativo. Por um lado vêm como motivo de troça , mas por outro como algo acima das leis , o que leva a uma critica social devido a mostrar a falta de respeito da nossa sociedade perante este assunto. Seja qual for a religião merece ser respeitada por todos.


   Concluo que a definição de um bom filme difere de pessoa para pessoa mas sabemos que vimos um bom filme quando nos conectamos a ele ou, por outras palavras, toca-nos no coração e mexe na consciência e este, na minha opinião, é um bom filme e merece a nossa atenção.



Resultado de imagem para captain fantastic

Sem comentários:

Enviar um comentário