quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Trabalho sobre o filme "Capitão Fantástico"

             

               O filme apresentado chama-se “Capitão Fantástico”, foi produzido em 2016 e é de Matt Ross.

            O início do filme representa um ritual de passagem que actualmente é uma coisa rara de se ver na nossa sociedade, logo aqui percebemos que o filme vai nos apresentar coisas que não estamos acostumados na nossa sociedade.

            Com o avançar da obra vamos percebendo que a família protagonista do filme tem um modo de viver diferente do nosso, do nosso quotidiano, modo esse que já deixamos para trás há alguns anos. Esta família produz e caça o seu alimento, vende o seu artesanato para ganhar algum dinheiro de modo a poder adquirir aquilo que não consegue produzir, não tem uma casa na cidade mas sim uma tenda na floresta e as crianças apesar de não irem à escola sabem desde matemática a politica e filosofia.

            Esta família tem este modo de vida pois a sociedade actual vai contra os seus ideais, a sociedade actual caracteriza-se por ser materialista e capitalista, querendo sempre mais do que aquilo que precisa enquanto esta família acredita que só devemos ter o essencial à nossa sobrevivência. Um exemplo disto é o facto de por exemplo não comemorarem o natal mas comemorarem o dia de Noam Chomsky.

            Outra diferença nesta família é a maneira como veem a morte, não veem como um acontecimento triste mas sim como algo bom, o ciclo da vida, celebrando-o como aconteceu quando a mãe das crianças faleceu.

            Apesar de toda esta maneira de pensar e de todos os conhecimentos transmitidos às crianças o pai destas começa a perceber o fosso que está a criar entre elas e a sociedade e aos poucos acaba por aceitar que não consegue ir contra o regime, tendo de aceitar a sociedade do séc. XXI.

            É um filme interessante não só porque nos lembra que ainda existem minorias que continuam a viver segundo as suas crenças, sem valorizar os bens materiais e que mesmo assim são felizes, mas também porque nos mostra o outro lado, o ponto de vista das pessoas que não estão a favor do regime nem veem os nossos modelos vida com bons olhos. Muitas vezes queremos mais e melhor não porque precisamos mas sim porque queremos mostrar aos outros que temos e de vez enquanto faz nos bem reflectir sobre essa atitude e este filme consegue fazê-lo.


Sem comentários:

Enviar um comentário